É fato que a engenharia de produção está, em termos de processos produtivos e procedimentos de qualidade, muito à frente da engenharia civil. Alguns dos conceitos gerenciais, como Just in time (JIT), desdobramento da Função Qualidade (QFD), controle estatístico do processo (CEP), Single Minute Exchange of Die (SMED), Kanban e outros, foram introduzidos, na década de 1970, pelo Sistema Toyota de Produção – STP, nos setores aeroespacial e automobilístico para obter competitividade, qualidade total, combater o desperdício e capacitar a mão de obra.
Infelizmente a realidade na indústria da construção civil é bem diferente. O setor não sofreu pressão de seus concorrentes com a abertura econômica e tecnológica brasileira pós-ditadura militar como ocorreu no segmento produtivo seriado, enfrentando forte concorrência externa.
O assunto é extenso, mas projetar e construir considerando o Lean Construction é avançar no tempo e quebrar paradigmas que frequentemente são repetidos na construção civil, por falta de conhecimento ou por ser mais cômodo permanecer numa “zona de conforto”.
Buscamos, para cada projeto, inovar e utilizar a tecnologia a favor da construção civil e deixar, definitivamente, o empirismo para trás.