Visão sistêmica na construção civil

Capacidade de enxergar e compreender o todo por meio da análise das partes que o forma

Essa visão é indispensável para qualquer processo dentro de um projeto. É a “chave” para abrir a mente de todo profissional, em qualquer área, principalmente na engenharia civil, onde essa deveria ser apreciada e executada com mais ênfase.

Um projeto de engenharia civil envolve diversas disciplinas, desde a ideia inicial do projeto, ainda no papel, à sua execução. Sendo necessário o envolvimento de uma equipe de profissionais multidisciplinar e integrada.

Com o avanço da tecnologia e o surgimento de softwares facilitadores, o envolvimento dos profissionais deve ser mais amplo e ágil. Tendo como resultado um aprimoramento qualitativo e com maior eficácia na execução de suas tarefas. Mesmo assim, ainda são perceptíveis falhas em todo o ciclo de processo a ser analisado e executado. Cada fase requer uma gestão focada no desenvolvimento de ações, soluções, economia e qualidade.

A ausência dessa percepção pode resultar em constantes problemas como: atraso na entrega dos serviços, desperdícios na obra, entre outros. Esses erros podem se manifestar em situações isoladas ou evoluírem para uma “avalanche” de problemas. Esta visão, resulta na redução dos problemas, elevando a qualidade das obras executadas.

A aplicação da visão sistêmica, pode ocorrer em qualquer processo, mas, principalmente na construção civil, é não desprezar o óbvio, porque, às vezes, no óbvio está a causa raiz. Os resultados saem do triangulo da gestão de projeto – Prazo de entrega, Custo, Material. Cada projeto começa a ser executado e avaliado de maneira sistêmica, ao ponto do mesmo triangulo trazer novos conhecimentos para uma obra seguinte, onde o foco da visão sistêmica é minimizar os problemas e maximizar os processos.

Elevando o conceito de pensar para frente, sair da zona de conforto, agir e buscar inovações.

Aline Lopes da Silva é engenheira civil pela Universidade Brasil.