É crescente a busca por selos e certificações ambientais, principalmente na construção civil. Mas, falta o conhecimento e os benefícios destes selos por grande parte dos profissionais ou empresas da área. Algumas pesquisas apontam que 60% desconhecem totalmente o assunto ou pouco conhecem, 21% têm conhecimento e 18% consideram ter amplo domínio do assunto.

Apesar das primeiras certificações internacionais terem surgido da década de 1940, é em 1970 que surgem os “selos verdes”. No Brasil, a ECO-92, através da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT , estabelece um “marco zero” com o surgimento da certificação de Gestão Ambiental. Nos anos 2000, os “selos verdes” tem uma ênfase maior quando selos internacionais entram no mercado nacional, principalmente na construção civil.

De um modo geral todas as certificações propõe um novo olhar para a sustentabilidade nas construções brasileiras; seus referenciais técnicos foram desenvolvidos considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil, mas buscando sempre uma melhoria contínua de seus desempenhos.


TOP