Uma rede de transmissão ou de distribuição de energia elétrica é constituída por grandes extensões de cabos elétricos e de equipamentos de forma a interligar as fontes de geração de energia ao consumo.
A gestão adequada deste sistema, garantindo qualidade no fornecimento de energia, com segurança e continuidade do serviço, requer um eficiente sistema de comunicação com as centrais de controle, supervisão e de medição das empresas distribuidoras.
Nas grandes extensões de rede de energia, desconhecem-se adequadamente suas características e peculiaridades, fato que dificulta ou não permite a gestão adequada de todos os seus elementos e prova perdas, apagões e ineficiência no transporte e distribuição da energia elétrica.
No Brasil existem, em adição, problemas de perdas comerciais, segurança patrimonial nas grandes cidades, com furtos de cabos elétricos de distribuição, e população de baixa renda vivendo em conglomerados urbanos de difícil acesso.
Diante deste cenário, surge a dificuldade de implementar uma tecnologia economicamente viável que forneça a gestão e controle da rede de distribuição de energia elétrica.
A rede inteligente, ou “smart grid”, é uma concepção natural que interliga diversos dispositivos como medidores, sensores, controladores e equipamentos micro processados instalados nos sistemas elétricos. Elementos de telecomunicação se somam à tradicional insta estrutura de rede elétrica com o objetivo de gerenciar, monitorar e supervisionar este sistema.
Este conceito está sendo desenvolvido por diversas empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica. Os projetos ainda são experimentais e possuem o apoio do governo através dos programas de pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico.
A integração do sistema de comunicação da rede elétrica, com os serviços públicos de uma cidade, facilitada pela extensa capilaridade da rede elétrica, fornece a infraestrutura básica da cidade inteligente.
A cidade inteligente atenderá o cidadão no fornecimento dos serviços básicos como mobilidade urbana, sinalização eficiente de tráfego urbano, segurança, supervisão do sistema de distribuição de energia.
Agostinho Pascalicchio é doutor em Ciências pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo, mestre em Teoria Econômica pela University of Illinois at Urbana-Champaingn/USA, é professor universitário nas áreas de economia, engenharia econômica e de energia. Desenvolve avaliações de projetos estratégicos para o setor elétrico como o “intelligrid” ou “smart grid”. Responsável pela avaliação financeira de projetos na Comunidade Européia.